PINTURA DIGITAL - 1º Primeiros passos
Estes são um das primeiras pinturas digitais que fiz no software PIXIA, comecei em 2007 no final do ano. Por isso que criei algo relacionado ao natal.

Esta pintura naquela época eu achava o máximo.

Esta pintura também foi uma das primeiras.

Este era um dos personagem que tinha criado para uma história, mas eu já modifiquei ele para um outro estilo.

Este também foi fetio em PIXIA e como teste, usei este desenho para colocar texturas .
Particularmente quando vejo estas pinturas percebo o quanto eu evolui. Como naquela época estava aprendendo a mexer num programa de pintura (PIXIA), as pinturas não eram muito boas, além disso não desenhava muito bem. Mas o importante é que foram estas pinturas que me abriram caminhos para melhorar cada vez mais a minha pintura digital.
Uma coisa que aprendi é respeitar os desenhos que abriram caminhos para alcançar um nível alto, simples e eficiente.Ops. será que por isso que o meu quarto é lotado de pilhas de folhas ? ~_~
E vou comprar um tablet para contribuir na preservação do meio ambiente. ^ ^
Brincadeiras a parte. Eu constumo guardar todos os rabiscos que eu faço porque quando vejo o que fiz a 5 anos atrás vejo o quanto aprimorei a minha visão em relação ao desenhos e cores. E com pensamento otimista, se em 5 anos eu estou num nível então daqui a 5 anos estarei um nível mais alto.
PINTURA DIGITAL - 2º Migrando para o Photoshop
Estas pinturas eu já fiz no photoshop. Eu pulei do PIXIA para o Photoshop para aprimorar mais a pintura. Naquela época eu ainda estava explorando as possibilidades de pinturas no Photoshop. Estes eu fiz em 2008.

O desenho acima é o esboço da pintura. O ojetivo era usar o desenho para treinar a questão da cor, principalmente as cores complementares.

Como pode perceber tem duas cores predominantes, principalmente o Violeta e o Laranja. Ambos não são cores complementares, porque o Violeta é complementar a Amarelo e o Laranja é complementar a Azul. (Depois eu crio um Estudo sobre as cores e posto no blog.)
Mas por serem cores frias e quentes acaba criando contraste.
O céu foi uma das partes que eu gostei de fazer, até porque eu gosto muito de ver o amanhecer da primavera e do verão, por isso optei por usar as cores violeta e laranja.
Nessa pintura como estava explorando o photoshop não sabia por onde começar. Mas me virei para fazer esta pintura. Eu usei muito o "borrar" e o blur. Eu não usei pincel com baixa opacidade para ficar natural, por isso que ficou esquisito o rosto, e algumas partes da composição. Mas valeu a experiencia.
Nessa pintura eu fiquei horas praticamente 3 dias e estava muito empolgado, realmente foi muito bom. E também era época onde tinha monte de trabalho escolar pra fazer.

Este é o esboço do desenho, era para ser uma das personagem de uma história curta que falava sobre corrupção, traição e vingança, mas acima de tudo a esperança de um mundo melhor. Mas acabei deixando a história "congelado", para dedicar mais no desenho. Mas ainda continuo a pesquisar mais sobre o assunto para deixar o roteiro mais rico e convicente.

Esta pintura eu aproveitei para achar outras maneiras de pintar, por isso usei menos "borrar", e explorei os filtros como "desfoque guaussiano" "desfoque de movimento" e outros.
Este é o esboço de uma personagem que usei só paratreinar mais a printura, dessa vez usando texturas.
Esta pintura eu usei o ruído para fazer textura de pele.
Usei outros filtros para criar textura na regata.
E o cabelo fiz fio por fio para pode criar um certo realismo.
O olho eu usei desfoque radial para fazer a íris, foi uma experiencia boa, porque criando algumas manchas com pincel e aplicar o desfoque radial consegue criar detalhadamente a íris.
Esta pintura deu trabalho, mas foi essencial para experimentar filtros e usar isso para simular texturas.
Esta pintura fiz em 2008, foi a ultima pintura, depois só na faculdade eu fiz algumas pinturas
Mas ainda não está no ponto. Eu vou criar outros desenhos para treinar mais a pintura digital.
PINTURA DIGITAL - 3º A Faculdade
Aqui estão alguns exercícios de pintura que tinha que fazer na faculdade de desenho de animação.
EXERCICIO DE CENARIO
Neste exercício já tinha um cenário esboçado, mas eu tive de criar um cenário mais elaborado que conseguisse combinar com o personagem além de complementar na história.
Eu segui um estilo mais simplificado com poucas texturas e sombras duras.
PROJETO
Aqui está uma das cenas que fiz para o projeto final do curso, mas ainda há muitas coisas para fazer. Vamos vê se vai funcionar no projeto final.
Este é o esboço que fiz numa marcação de enquadramento de cena para a mídia HDTV 1080. Mas deixando o foco centralizado para caber na midia de DV 720 vs 480.
Este já fiz um pouco mais elaborado.
Essa é a versão corrigida, mas está sem o efeito de sombra como na primeira pintura.
Praticamente levei um dia e meio, porque é tudo separado.
A porta de aluminio eu fiz separado, eu fiz como se estivesse de frente e depois distorci a imagem com a "perspectiva". O mesmo eu fiz com a faixa de pedestre e a porta de vidro.
As flores nas árvores e no chão também é tudo separado, eu fiz diversas posições da flor e fui copiando e colando até formar o árvore florido como o Ipê Amarelo.
Mas foi uma experiência muito boa.


Nenhum comentário:
Postar um comentário